quarta-feira, 6 de agosto de 2008

QUEM DEVE PAGAR A DEMOCRACIA?

Por Gregorio Baremblitt



Ultimamente, temos visto que agências avaliadoras internacionais importantes têm dado ao Brasil o status de país politicamente legalista e democrático, assim como confiável para os investimentos estrangeiros.

Não obstante,...

É por demais evidente que para que o Brasil seja uma potência lhe faltam fontes de energia não poluente e renovável; carece de uma imensa rede urbana e interurbana de transportes coletivos movidos, por exemplo, a eletricidade ou a energia solar; lhe falta um sistema de irrigação artificial (para enormes extensões de terra férteis, mas sem-áridas) com a fabulosa massa de água doce de que dispõe; também lhe faltam instalações para processar e industrializar tanto os combustíveis e os minérios que extrai da terra, como as substâncias químicas, a madeira, os alimentos e tantas outras matérias-primas das que está dotado.

É óbvio que o Brasil precisa acabar com a miséria, a pobreza, o analfabetismo e o despreparo educacional em seus três níveis, dispor de uma rede de saúde pública capaz de atender integralmente a toda sua população, de verbas e instalações para cuidar com alta qualidade à chamada classe passiva (aposentados, terceira idade, desempregados, incapacitados etc). É claro que o Brasil precisa de um enorme, competente e ético sistema de segurança militar e policial, dotado dos agentes éticos e competentes, de instalações e do instrumental moderno necessário e um aparelho penal moderno suficiente e digno,...tudo isso articulado com um poder judiciário justo e moderno, ou seja, bem equipado, não aristocrático, nem leviano, nem arbitrário.

Alguém duvida de que o Brasil precisa de uma cultura e de um controle político-popular severos de seus sindicatos e de seu poder legislativo e executivo, para combater seu fisiologismo, seu patrimonialismo, seu cartorialismo, seu compadreirismo, sua corrupção, sua incompetência, sua demagogia, seu sobre-dimensionamento, seu autoritarismo, sua onerosidade, seu auto-centramento, e tantos outros vícios que o afetam?

Ninguém duvida de nada de tudo isso, mas tudo isso custa muito dinheiro: - quem deve pagar por tudo isso?

- Todas as classes e setores por igual,...ou o grande capital latifundiário, agropecuário, industrial e, especialmente, o financeiro? -Os sem-propriedade alguma, os pequenos proprietários, ou as chamadas “grandes fortunas”?

Se o Brasil é considerado a décima economia do mundo e a número quarenta e três em distribuição da renda: - quem deve pagar em e por sua democracia?

Ou talvez Deus, porque é brasileiro?